O edital do Tribunal Superior do Trabalho ainda nem foi publicado, mas a quantidade de candidatos se preparando para esse concurso é enorme. Isso é possível ver nos grupos de estudos no facebook ou nos fóruns de concursos públicos. Por isso, o tema desse artigo é como se preparar para a prova do TST. Uma informação importante é que as provas de todos os cargos serão realizadas em Brasília com horários distintos para cargos de nível superior e médio.
Mesmo com a organizadora sendo a Fundação Carlos Chagas, o estilo da prova não deve seguir o modelo do último concurso do TST em 2012. Isso pelo menos no que se refere a quantidade de questões. Já em relação as matérias não deve mudar muita coisa.
Disciplinas da prova do TST – separadas por cargo
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA JUDICIÁRIA
- Português
- Regimento Interno do TST
- Constitucional
- Administrativo
- Direito Civil
- Processo Civil
- Direito do Trabalho
- Processo do Trabalho
- Direito Previdenciário
ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA
- Português
- Regimento Interno do TST
- Constitucional
- Administrativo
- Direito do Trabalho
- Administração Pública
- Gestão de Pessoas
- Orçamento Público
Uma disciplina que tem grandes chances de entrar neste novo edital é Raciocínio Lógico. Apesar de não ter sido cobrada na última prova do TST, todos os Tribunais atualmente cobram esta disciplina. Como o edital ainda não foi publicado, você terá que estudar pelas disciplinas cobradas na última prova do TST. Se você quer saber mais sobre os cargos e as disciplinas do último edital basta clicar aqui.
Como estudar para a prova
Como você já vai começar a se preparar antes do edital, assim que o edital for lançado você já estará bem adiantado nas matérias. Quando isto acontecer, comece a resolver questões relacionadas as disciplinas. Fazer exercícios ajudará a relembrar o conteúdo que foi estudado. Assim você saberá se precisa se preparar melhor em alguma disciplina. Além disso, durante seus estudos faça resumos.
Os resumos ajudam a fixação do conteúdo. Quando você estuda por videoaula ou por PDF você absorve praticamente todo o conteúdo, porém em poucas horas você já esqueceu cerca de 70% do que foi estudado. Quem diz isso não sou eu, mas o psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus. Esse psicólogo ficou bastante conhecido por causa da sua famosa teoria da Curva do Esquecimento. Se você ficou interessado em conhecer mais sobre o estudo e o esquecimento assista ao vídeo do professor Sandro Gonçalves AQUI.
Aprenda a estudar pela Leitura Dinâmica. Muitos concurseiros tem cerca aversão pela leitura dinâmica, mas estudar fica muito mais fácil quando você compreende seus benefícios. Você já imaginou ler todos os seus resumos em apenas um dia? Para muitos concurseiros isso é impossível, mas quem sabe fazer uso da leitura dinâmica isso é uma coisa simples. Por isso essa leitura de forma acelerada ajuda muitos candidatos durante os estudos. Eu aconselho que você de uma lida no artigo como estudar com a leitura dinâmica.
Se você está decidido a estudar para essa prova do TST, veja aqui 5 passos para ser aprovado no concurso.