Se você quer aprender como criar um projeto para sua aprovação em qualquer concurso veio ao lugar certo, pois este artigo foi feito exclusivamente para falar sobre o livro Ciclo Eara, de Fernando Mesquita.
Fernando Mesquita, aprovado em 14 concursos e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados, escreveu um livro onde colocou a técnica que o levou à aprovação nestes cargos: a obra Ciclo Eara – o Processo da Aprovação.
Mas antes de falar no livro Ciclo Eara, acredito que seja importante falar um pouco sobre seu autor, Fernando Mesquista.
Autor do Ciclo Eara – Fernando Mesquita
Hoje, Fernando Mesquita, FM, é professor, escritor, palestrante e servidor público, mas sua jornada no mundo dos concursos começou em 2002. De lá pra cá, FM passou em 14 concursos públicos federais e estaduais – entre eles o cargo que exerce de Analista Legislativo da Câmara dos Deputados.
Fernando se tornou conhecido pelo fato de ajudar vários concurseiros em suas preparações escrevendo livros como Sucesso nos Concursos de A a Z e o Ciclo Eara.
Fernando até se tornou se tornou “perito” em técnicas de concentração, estresse, procrastinação, motivação e assim ajuda outros concurseiros ensinando as técnicas que ele mesmo utilizou para passar em todos esses concursos.
Assim, o Ciclo Eara não é apenas o método que Fernando usou para ser aprovado, mas também é o fruto de uma grande quantidade de leitura e aprendizagem a cerca de várias técnicas. Fora o ebook, Fernando também possui um blog e um dos maiores canais do youtube sobre aprendizagem acelerada.
Apresentações feitas do autor do ebook Ciclo Eara Fernando Mesquita vamos falar sobre o livro em si.
O que significa Eara?
A sigla EARA representa as palavras Estudo, Aplicação, Resolução e Adaptação. Assim, o Ciclo é um método baseado nesses 4 pilares essenciais para o estudo. Para não ter que me alongar muito aqui, aconselho que você veja abaixo o vídeo do próprio criador do Ciclo.
>>>Acesse a página do vídeo aqui.
Caso você ainda não conheça, saiba que o Ciclo é uma metodologia de estudos baseado num sistema completo que mostra como integrar as etapas mais importantes dos estudos. Dessa forma, todo candidato sério a concurso público deveria adotar em sua rotina.
O que é e como funciona?
A princípio, o Ciclo EARA é uma metodologia de estudos baseada em 4 pilares essenciais para aprovação em um concurso público: Estudo; Aplicação; Revisão e Adaptação. Consequentemente então, o Ciclo Eara é bom porque pode ser aplicado para qualquer tipo de aprendizado, em um curto espaço de tempo, tendo como principais assuntos abordados no livro:
- planejamento de estudos
- escolha da área do concurso
- organização; tipos de materiais de estudos
- modos de resolução de questões
- técnicas de revisão
A metodologia do Ciclo EARA trabalha o aprendizado de maneira correta, evitando a simples decoreba e o esquecimento da matéria.
Conhecendo as Etapas
1 – Estudo
Essa etapa consiste na absorção do conteúdo que envolve duas atividades essenciais: entender realmente a matéria e aprender, ou seja absorver o que foi visto e não apenas decorar.
2 – Aplicação
Num segundo momento, o estudo entra na parte prática. Essa aplicação é essencial e pode ser feita de diversas formas: com redações, resolução de questões, exposições orais, aulas, qualquer atividade que force o candidato a mostrar que sabe a matéria.
3 – Revisão
É hora de rever todo o conteúdo. Segundo Fernando, as revisões têm uma metodologia e ferramentas próprias, e não devem ser deixadas de lado pelos candidatos, pois a revisão é essencial para potencializar ao máximo o tempo de estudo.
4 – Adaptação
Essa etapa representa o final e ao mesmo tempo o reinício do ciclo, pois o candidato aprende com as etapas anteriores e constrói um plano de melhorias a partir de seu desenvolvimento. De fato é o seu momento de evolução, ou seja, quando passa ao próximo nível por meio do aprendizado.
Como funciona o Ciclo Eara?
Em síntese, o Ciclo EARA é uma nova metodologia de estudos que ensina a todo candidato, que irá prestar exame para qualquer concurso público, a integrar as 4 etapas mais importantes dos estudos, para a sua aprovação.
As etapas do tempo de estudo são divididas em início, meio e fim. O início será aquela etapa em que você ainda está se familiarizando com o conteúdo e que por isso, pode apresentar muita dificuldade em entendê-lo. Nessa fase,o estudo ocupará cerca de 40 por cento do seu tempo.
O meio, como o próprio nome diz, é a parte intermediária dos estudos. Apesar de você já ter começado a estudar o conteúdo, ainda há muito o que aprender. Será o momento de focar mais na prática de exercícios e deixar a revisão de lado. O fim é considerado a melhor parte para se estar.
Aqui, o candidato está mais seguro, por conhecer mais o conteúdo. Precisa aplicá-lo mais na prática, fazendo exercícios e revisá-lo (para que ele fique sempre fresco na memória). Acesse a página do autor para conferir mais detalhes e baixar o ciclo clicando aqui.