Muitos concurseiros de longa data estão migrando dos concursos do Poder Executivo para os concursos do Poder Judiciário, afinal de contas mesmo com a crise financeira enfrentada pelo país os concursos dos Tribunais estão ocorrendo normalmente e sempre chamando candidatos aprovados além do número de vagas. Talvez por isso, o concurso TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) é um dos mais esperados por grande parte dos concurseiros de todos país.
Por ser um concurso muito concorrido e difícil, eu escrevi esse artigo com as muitas dicas, materiais gratuitos para o TRE-SP e muitas informações sobre os cargos.
Concurso TRE-SP: passo a passo da aprovação
Este artigo de hoje foi feito após uma análise minuciosa do edital, dos concursos passados e da própria carreira em questão. Com toda certeza, esse artigo trará as informações mais importantes para que você consiga estudar e ser aprovado. Os pontos chave mais importantes serão:
- O que é e como funciona o TRE-SP?
- O edital do TRE-SP
- Qual cargo escolher: Analista ou Técnico judiciário?
- Fazendo um plano de estudos para o TRE-SP
- Como estudar para o TRE-SP
- Material gratuito para o TRE-SP
- Cursinho online ou presencial?
O que é e como funciona o TRE-SP?
Como já foi dito acima, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo faz parte do Poder Judiciário estadual e cabe a ele o gerenciamento das eleições dos respectivos estados. Com isso, cabe ao TRE-SP controlar e fiscalizar o processo eleitoral de todo o estado de São Paulo.
Vale lembrar que é a própria Constituição Federal, no seu artigo 120, quem determina a necessidade de se ter um TRE em cada estado brasileiro : “haverá um Tribunal Regional Eleitoral na capital de cada estado e no Distrito Federal.
O edital do TRE-SP
O edital do TRE-SP foi lançado no dia 30 de agosto com cargos de nível médio, superior qualquer área e superior bacharel em Direito. O concurso será composto por provas objetivas e discursivas que serão realizadas no dia 12 de fevereiro de 2017. As vagas para o Concurso TRE-SP são para os seguintes cargos:
- Analista Judiciário Área Administrativa;
- Analista Judiciário Área Judiciária; e
- Técnico Judiciário Área Administrativa.
A remuneração inicial é de R$6.774,52 para o cargo de Técnico Judicial (nível médio) e de R$ 10.548,52 para o cargo de Analista Judiciário (nível superio). Esses valores são sem os benefícios como auxílio alimentação.
Qual cargo escolher: Analista ou Técnico judiciário?
Se você está em dúvida sobre qual cargo escolher, o edital pode ser a melhor opção para sanar qualquer dúvida. Entre as opções de nível médio e superior, você deverá escolher o cargo de acordo com o requisto exigido para tal como pode ser visto abaixo:
Analista Judiciário – Área Judiciária
Atribuições: executar atividades de bacharel em Direito relacionadas com processamento de feitos e apoio a julgamentos.
Requisito: Diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito.
Analista Judiciário – Área Administrativa
Atribuições: executar atividades de nível superior relacionadas com as funções de administração de recursos humanos, orçamentários e financeiros, controle interno, materiais e patrimoniais, bem como as de desenvolvimento organizacional.
Requisito: Diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação.
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Análise de Sistemas
Atribuições: realizar atividades relacionadas com implantação, desenvolvimento e manutenção dos sistemas informatizados.
Requisito: Diploma de conclusão de curso de nível superior na área de informática.
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Assistência Social
Atribuições: executar atividades relacionadas com a assistência social.
Requisito: Diploma de conclusão de curso de nível superior em Assistência Social.
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Contabilidade
Atribuições: executar atividades relacionadas com análise contábil e auditoria.
Requisito: Diploma de conclusão de curso superior em Ciências Contábeis.
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Medicina (Clínica Geral)
Atribuições: realizar atividades relacionadas com a assistência médica preventiva e curativa, conforme a especialidade médica.
Requisito: Diploma ou Certificado do Curso Superior de Medicina e 2 anos de experiência comprovada em Clínica Médica.
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Psicologia
Atribuições: realizar atividades relacionadas com a assistência psicológica nos diversos ramos da psicologia.
Escolaridade: Diploma de conclusão de curso superior em Psicologia.
Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Relações Públicas
Atribuições: realizar atividades relacionadas à comunicação institucional, programação, organização e execução de eventos, solenidades e comemorações oficiais.
Requisito: Diploma de conclusão de curso superior em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas.
Técnico Judiciário – Área Administrativa
Atribuições: executar atividades de nível intermediário relacionadas com as funções de administração de controle interno, recursos humanos, materiais e patrimoniais, orçamentários e financeiros, além do desenvolvimento organizacional e suporte técnico e administrativo às unidades organizacionais.
Requisito: Certificado de conclusão de curso de ensino médio (antigo 2° grau) ou curso técnico equivalente.
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Artes Gráficas
Atribuições: executar atividades de nível intermediário relacionadas com a produção gráfica de documentos.
Requisito: Certificado de conclusão de ensino médio em conjunto com certificado de habilitação em curso técnico em artes gráficas, com no mínimo 200 horas-aula e experiência profissional de no mínimo 2 anos em impressão Off-set e impressão digital.
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Enfermagem
Atribuições: executar atividades de nível intermediário relacionadas com os serviços de enfermagem.
Requisitos: Certificado de conclusão de Curso de ensino médio e curso técnico de enfermagem. Caso você vá fazer a prova para esse cargo, eu aconselho que dê uma lida no artigo: COMO SER APROVADO EM CONCURSOS DE ENFERMAGEM.
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Operação de Computadores
Atribuições: executar atividades de nível intermediário relacionadas com operação e manutenção de equipamentos de informática.
Escolaridade: Certificado de conclusão de ensino médio em conjunto com certificado de habilitação em cursos de operação de computadores, com carga horária total de, no mínimo, 120 horas/aula.
Técnico Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Programação de Sistemas
Atribuições: executar atividades de nível intermediário relacionadas com a programação de sistemas informatizados.
Escolaridade: Certificado de conclusão de ensino médio em conjunto com certificado de habilitação em cursos de programação de sistemas, com carga horária total de, no mínimo, 120 horas/aula.
Fazendo um plano de estudos para o TRE-SP
Um dos passos mais importantes para quem vai fazer essa prova do concurso TRE-SP é montar um plano de estudos que se adeque melhor ao seu horário disponível. Pensando nisso, eu montei um plano de estudos baseado no ciclo de estudos do professor Alexandre Meirelles.
Quem quiser fazer o download gratuito basta acessar o artigo CICLO DE ESTUDOS PARA O CONCURSO TRE-SP. Lá você também pode conferir um vídeo onde explico praticamente tudo sobre como estudar pelo ciclo de estudos, além de dar dicas sobre como fazer revisões do ciclo.
Como estudar para o TRE-SP
O primeiro passo para estudar para o concurso TRE-SP é dar uma boa lida no edital e decidir qual cargo deseja concorrer a uma vaga. Depois disso, basta ver atentamente quais são as matérias que vão cair no cargo que você escolheu e montar o ciclo de estudos como na dica que eu dei acima.
As matérias base para qualquer cargo são:
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Regimento Interno do TRE-SP
- Regimento Jurídico Único do TRE-SP
- Conhecimentos específicos: Direito Constitucional, Direito Administrativo, e claro que Direito Eleitoral.
Material gratuito para o TRE-SP
Se você ainda está em dúvida sobre qual cursinho adquirir um bom material que te faça ser aprovado nesse concurso TRE-SP, eu vou ensinar como baixar um material de teste gratuito no site do Estratégia. A escolha pelo Estratégia é bem simples: foi o único cursinho no qual eu estudei e consegui aprovações em concursos.
Para começar a baixar o material de teste, acesse o site do ESTRATÉGIA e escolha o curso para o cargo pretendido, como na foto abaixo:
Após escolher o cargo pretendido, você será redirecionado à página de vendas do curso. Lá você terá a opção de baixar um material gratuito para teste. É bem simples, basta escolher o PDF e as videoaulas que interessar e fazer o download.
Todas as vezes que eu vou comprar algum curso eu gosto de “experimentar” antes de fazer o pagamento e talvez por isso que essa política do Estratégia Concursos me agrade tanto. Além disso, fazendo uma pesquisa lá no site você pode ver que tem cursos sendo vendidos por valores praticamente “insignificantes” como 30 reais.
Estudar por cursinho online ou presencial para o TRE-SP?
Essa é uma dúvida que muitos concurseiros me enviaram por e-mail perguntando qual é a melhor forma de estudar para o concurso TRE-SP. É um pouco difícil de falar sobre qual a melhor forma de estudar, pois cada pessoa tem suas manias e costumes.
Não adianta eu falar para você que estudar por cursinhos online é melhor se você não consegue se concentrar nos estudos quando tá em casa. Também não adianta eu falar que cursinho presencial é melhor se você for perder mais tempo se locomovendo de casa/trabalho para o cursinho.
Mesmo assim, eu sempre costumo dizer que não tem lugar melhor para estudar do que em casa ou na biblioteca. Eu já fiz vários cursinhos presenciais aqui de Brasília e também já fiz cursinhos online e, para mim, cursinho presencial é perda de tempo e dinheiro.
Antes que você comece a me julgar por estar falando isso Keep Calm e entenda. Todos os cursinhos presenciais que eu fiz eram uma desorganização total tipo: professores não iam e os alunos não eram avisados, aulas terminavam mais cedo, sempre trocavam os professores na metade de um curso. Já os fatores externos: transporte público demorava a passar, ir de carro saía muito caro, chuva, trânsito etc.
Com cursinho online eu tive um único problema em relação ao valor, mas foi resolvida em 2 dias e o meu dinheiro foi depositado na minha conta sem nenhum problema.
Sinceramente, em plena era digital eu não consigo ver vantagem em fazer cursinho presencial quando nós temos grandes empresas que são líderes no mercado digital e que sabem valorizar um concurseiro.
Como eu disse acima, para esse concurso TRE-SP, eu indicaria 3 cursinhos online que são os melhores na minha opinião: Damásio, LFG e o Estratégia Concursos (que inclusive está com promoção no site).