O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira, 31 de agosto, a abertura do concurso da Polícia Militar de São Paulo – PM/SP – para preencher 5.400 vagas para o cargo de soldado da 2ª classe. A autorização surpreendeu até os mais confiantes, que esperam no máximo 4 mil vagas.
O governo já deixou claro que os novos aprovados só serão chamados em 2017. Mas tudo indica que a prova já deve ser aplicada ainda este ano.
Uma novidade nesse próximo edital é em relação a idade. No último concurso da PM/SP, realizado em 2015, a idade mínima era de 18 anos, mas a partir de agora será de apenas 17. A idade máxima continua 30 na data da posse. Vale lembrar que quem for concorrer a uma das vagas para soldado em especialidades de música ou saúde a idade máxima sobe para 35 anos.
A altura também é novidade nesse edital. No último concurso era exigido que os homens tivessem 1.65 e as mulheres 1.60, mas agora os homens devem ter, no mínimo, 1.60 e mulheres 1.55.
Para concorrer a uma das vagas o candidato ainda precisa ter nível médio completo e carteira de motorista categoria “B” a “E”
Com uma remuneração de R$ 2.357,76 e R$571,71 do adicional de insalubridade, o próximo passo é realizar a contratação da banca organizadora e definir o edital.
>>>APOSTILA PARA O CONCURSO DA PM/SP – SOLDADO<<<
Concurso da Polícia Militar de São Paulo em 2015
O último da Polícia Militar de São Paulo foi realizado em 2015 pela banca Fundação Vunesp. O concurso foi destinado a preencher 2 mil vagas de soldados. Foram realizadas provas objetivas, discursivas, teste de aptidão física, exames médicos, teste psicotécnico e investigação de vida pregressa.
Na época, a prova objetiva foi composta por 50 questões, sendo:
- 18 de língua portuguesa;
- 5 de noções básicas de informática;
- 12 de matemática;
- 10 de conhecimentos gerais; e
- 5 de noções de administração pública.