Traçar estratégias de estudos é um dos fatores primordiais de quem quer ser aprovado em um bom concurso público. O que acontece na maioria dos casos, por exemplo, é que inteligência não é sinônimo de aprovação. Os aprovados são aqueles mais bem preparados, ou seja, que aprenderam a estudar de forma eficaz. Uma das maneiras de estudar com pelo menos 80% de aproveitamento é estudar antes do edital.
Apesar de que estudar antes do edital possa parecer algo simples, muitos concurseiros se perdem em meio aos estudos prolongado pela demora do edital.
Por isso, existem algumas técnicas simples que podem ser utilizadas para que você siga um bom ritmo de estudos e não perca o foco enquanto o edital não é publicado.
Portanto, já pegue uma caneta, papel e o último edital do concurso esperado e vamos descobrir como estudar.
O foco é a palavra-chave
Se você chegou até este artigo é porque provavelmente viu em algum lugar que o edital do concurso que você quer fazer está prestes a ser publicado ou pelo menos está previsto, não é?!
Se sim, isso é muito bom, afinal de contas você já tem um objetivo em mente, já sabe para qual concurso quer estudar.
Com isso, um grande passo já foi dado, basta saber se organizar e não perder o foco como veremos abaixo.
Mas se você ainda não se decidiu qual concurso quer fazer decida, pois ter foco é o primeiro passo. No serviço público existem diversas áreas onde você pode escolher a que mais se identifique e estudar para ser aprovado.
Nada de estudar pra algo que você não tenha o perfil, pois a chance de você se tornar um profissional frustrado é muito grande. Para te ajudar na escolha dê uma lida no artigo aprenda a escolher sua área de atuação no serviço público.
Como estudar antes do edital
Para muitos essa é a pergunta de 1 milhão de dólares, mas na verdade é algo bastante simples: estude pelo último edital. Pode parecer óbvio para muitos, mas ainda tem pessoas que não leem nem mesmo o edital quando publicado, quem dirá o edital de dois ou três anos atrás.
Caso o último edital tenha sido publicado há muito tempo, como 7 ou 8 anos eu sugiro que você também faça uma análise de editais de concursos semelhantes cobrados em outros estados.
Um exemplo claro disso aconteceu com o concurso do Corpo de Bombeiros de Alagoas. O último edital havia sido publicado em 2006, há 11 anos.
Então quem quisesse começar a estudar antes do edital deveria fazer uma análise nos concursos do Corpo de Bombeiros de outros estados, como do Rio Grande do Norte que já estava aberto.
Além disso, algumas disciplinas sempre são cobradas em todos os concursos e por isso já devem fazer parte da sua rotina.
Montar um plano de estudos
Eu sempre recomendo que todo candidato estude pelo famoso Ciclo EARA do Fernando Mesquita. Existem vários fatores que me fazem acreditar que este é melhor cronograma de estudos. Abaixo você pode conferir alguns do motivos:
- Fui aprovado em três concursos estudando por ele;
- É capaz de integrar as etapas mais importantes dos estudos;
- Não te deixa perder o foco durante um estudo que pode durar mais de seis meses;
- Distribui sua carga horária de estudos da melhor forma possível;
- O planejamento do projeto é voltado para SEU estudo.
Clique aqui para conhecer o Ciclo EARA e começar seu planejamento para estudar antes do edital.
Como saber se não estou perdendo tempo
A primeira coisa e decidir qual concurso fazer e começar a estudar. A melhor forma de saber se você está estudando da forma certa é resolvendo exercícios.
Caso você esteja errando muitas questões pode ser que seu método de estudos esteja errado. Neste caso você estará perdendo tempo. Por isso você deve estar sempre atento a sua estratégia de estudos.
Não está dando certo para você? Faça adaptações, não tenha medo de mudar. Se você já percebeu que está enfrentando problemas com seus métodos de estudos dê uma lida no artigo sobre como estudar para concurso.